*>(3) Recursos expressivos utilizados no Barroco
- a realidade é conhecida através dos sentidos - palavras que designam cores, perfume, sensações tatéis. No conjunto essas palavras refletem a desarmonia do mundo Barroco se comparado com a harmonia da época clássica.
Figuras de estilo mais comuns:
- Metáfora - retrata a emoção,a sensação, a percepção da realidade./ Antítese – reflete a cintradição do homem da época, seu dualismo(aparência diferente da essência)/ Gradação – de palavras/ Hipérbole – ideia de grandiosidade, de pompa/ Prosopopeia ou personificação – de seres inamimados para dinamizar a realidade/ Símbolos que traduzem a efemeridade e a instabilidade das coisas – fumaças, ventos, neve, chama, água, espuma, etc./ Frases interrogativa – dúvida e incerteza do homem barroco/ Ordem inversa – além de tornar a frase pomposa, a ordem inversa traduz os meneios de raciocínio. Reflete, po isso, a foalta de clareza, de certeza diante das coisas.
Cultismo – É o jogo de palavras, uso abusivo de metáforas e hipérbole, corresponde ao excesso de detalhes das artes plásticas.
Conceptismo – É o jogo de ideias.
Principais temas: os principais temas da literatura barroca giram em torno da ideia de :
- sobrenatural
- morte
- fugacidade da vida
- castigo
- heroísmo
- misticismo
- erotismo
- cenas trágicas
- apelo à religião, ao céu
- arrependimento
- solução do mundo
Nenhum comentário:
Postar um comentário