quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Artigo de Opinião/8ª/9º


Artigo de Opinião

Anúncios, convites, atas, avisos, bulas, cartas, instruções de uso, contos, crônicas, editoriais, ensaios, entrevistas, códigos, contratos, histórias, letras de música, mensagens, notícias. Essas são algumas das formas por meio das quais podemos nos deparar, na vida cotidiana, com textos diversos.
Jamais confundimos uma bula com uma carta, uma notícia de jornal com uma oração, um poema com uma entrevista. Por quê? Porque reconhecemos as características dessas "espécies" de texto, aprendidas na convivência social ou na escola. Sabemos também como cada uma delas funciona socialmente. Não entramos no consultório de um médico e esperamos que ele nos passe uma receita de bolo, nem entramos no MSN (Messenger - programa de conversa pela Internet) esperando encontrar artigos científicos. Cada espécie de texto circula em um determinado portador ou suporte, tem seu formato próprio, usa um estilo de linguagem específico e "funciona" em um dado contexto social.
(Val, Maria da Graça Costa et al., 2007, pág. 13)
Essas "espécies de texto" podem ser agrupados em tipos, segundo a função que tenham, por exemplo narrar (ficcional), relatar (fatos reais), argumentar, expor, descrever ações. O artigo de opinião, cujas características detalharemos a seguir, é um gênero textual do tipo argumentativo e faz parte da família de gêneros usados na área jornalística.
O filósofo e linguista russo Mikhail Bakhtin (1895-1975), talvez o mais importante pesquisador de gêneros textuais, alertava contra uma visão engessada dos gêneros textuais, pois eles servem para expressar necessidades de comunicação, e podem se alterar conforme a dinâmica da vida social e das práticas de linguagem. Diversos gêneros textuais podem ser utilizados para manifestar ideias e pontos de vistas no contexto jornalístico. Além do artigo de opinião, há o editorial, a carta do leitor, a coluna, as crônicas e resenhas. O artigo de opinião é utilizado por pessoas que desejam expor, publicamente, suas posições sobre assuntos que provocam controvérsias na sociedade.
"Artigo de opinião é um gênero jornalístico argumentativo escrito, publicado em jornais, revistas, internet, e sempre assinado. A assinatura identifica o autor, o responsável pela opinião".
(Gagliardi, Eliana; Amaral, Heloisa, 2004).
Organização do texto.

Tipos de argumentos
Ao escrever um artigo de opinião, o autor pretende convencer os leitores a mudarem de ideia ou de comportamento, ou mesmo pressionar o governo ou outras instituições para que adotem medidas que considera adequadas.
Para isso, é fundamental argumentar. Veja uma tabela com tipos de argumentos.



Tipo - De autoridade

Explicação - Reproduz declarações de um especialista, de uma pessoa respeitável (líder, artista, político), de uma instituição considerada autoridade no assunto.

Exemplo

O aumento no número de cobras encontradas em diversas cidades do país pode ser provocado pelo desmatamento e pela destruição do habitat natural desses animais. É o que explica o coordenador de fauna do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), João Pessoa Moreira, em declaração ao site G1, em 26 de novembro de 2009.

Tipo - Exemplo

Explicação - Relata um fato ocorrido com o autor ou com outra pessoa, para mostrar que o argumento defendido é válido.


Exemplo

A demissão do senhor Vicente Francisco do Espírito Santo, da Eletrosul, em março de 1992, porque seu chefe pretendia “clarear o ambiente”, foi um caso emblemático de discriminação racial. O uncionário entrou com processo e foi reintegrado ao quadro funcional da empresa três anos depois.


Tipo - Provas

Explicação - Comprova seus argumentos com informações incontestáveis: dados estatísticos, fatos históricos, acontecimentos notórios.


Exemplo

Relatório da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação indica que o desmatamento ocorrido no Brasil entre 2000 e 2005 responde por 42% da perda de áreas florestais no mundo. A informação foi publicada no site do Greenpeace, em 26 de novembro de 2009.


Tipo - Princípios ou crença pessoal

Explicação - Refere-se a valores éticos ou morais supostamente irrefutáveis.


Exemplo

A vida é sagrada e ninguém tem o direito de retirá-la de outra pessoa. Por isso a pena de morte é inaceitável.


Tipo - De causa e consequência

Explicação - Afirma que um fato ocorre em decorrência de outro.


Exemplo

Os abortos feitos de forma clandestina e insegura provocam sérios riscos à saúde da mulher, como a perda do útero, hemorragias e mesmo a morte.


Organização do texto.
Esquematicamente, um artigo de opinião está organizado em três partes. Não é uma estrutura rígida, pois a expressão escrita permite muita flexibilidade. Porém, o esquema é útil para guiar os passos de escritores iniciantes.

Introdução -

Descrição do assunto que gera a polêmica.


Desenvolvimento -

Tese do autor (proposta ou posicionamento)

Tese contrária (ou atitudes contrárias)

Refutação da tese ou das atitudes contrárias.

Argumentos a favor da tese do autor


Conclusão -

Fecha o texto e reforça a tese do autor



Outros gêneros jornalísticos opinativos.

Editorial

O editorial é um texto que exprime a opinião de um veículo de comunicação acerca de um determinado fato. Apresenta a questão tratada e desenvolve os argumentos defendidos pelo veículo, ao mesmo tempo em que resume e contesta os contrários. São textos não assinados, quase sempre escritos por uma pessoa que faz parte da direção do órgão de imprensa ou por alguém da sua confiança. Quando se trata de veículos que não circulam diariamente, como revistas ou pequenos jornais (o jornal escolar dentre eles) o editorial tem uma função introdutória, apresentando os conteúdos do ponto de vista dos editores.

Resenha

Apreciação de um trabalho intelectual ou artístico com o objetivo de orientar o público leitor.
É também considerado um artigo, mas com a função sociocomunicativa de discorrer sobre uma obra. É sempre assinada.

Coluna

Seção de um jornal ou revista separada por linhas ou fios e publicada sempre na mesma página. Seu estilo é mais livre e pessoal que o do noticiário comum. Geralmente, os colunistas são pessoas que entendem bem de um determinado assunto e, portanto, ganham credibilidade do jornal e do público pela personalidade e profundidade com que abordam esse tema.

Crônica

A crônica é um texto em prosa, de caráter mais literário que jornalístico, cuja função é fazer refletir através da análise ou do relato de episódios, por meio da ótica de um autor-narrador. Muitas vezes confunde-se com o ensaio e com o artigo, mas difere de ambos pelo seu aspecto coloquial e estético, não apresentando muito rigor na investigação do tema.

Carta do Leitor

As cartas são textos produzidos pelos leitores sobre temas diversos, geralmente relacionados a alguma matéria publicada pelo jornal ou revista, ao qual cabe o direito de publicá-las ou não. A função desse texto é dar espaço para opiniões de pessoas que não compõem a equipe do jornal nem possuem conhecimentos aprofundados sobre determinados assuntos. As cartas são sempre assinadas e de responsabilidade de seus autores.


O texto que segue é do advogado Renato Roseno que coordenou o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca - Ceará) e a Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente (Anced).
Fonte: http://www.cedecaceara.org.br/artigos/112


Sou contra a redução da maioridade penal

A brutalidade cometida contra dois jovens em São Paulo reacendeu uma fogueira: a redução da idade penal. Algumas pessoas defendem a ideia de que a partir dos dezesseis anos os jovens que cometem crimes devem cumprir pena em prisão. Acreditam que a violência pode estar aumentando porque as penas que estão previstas em lei, ou a aplicação delas, são muito suaves para os menores de idade. Mas é necessário pensar nos porquês da violência, já que não há um único tipo de crime.

Vivemos em um sistema socioeconômico historicamente desigual e violento, que só pode gerar mais
violência. Então, medidas mais repressivas nos dão a falsa sensação de que algo esta sendo feito, mas o problema só piora. Por isso, temos que fazer as opções mais eficientes e mais condizentes com os valores que defendemos.

Defendo uma sociedade que cometa menos crimes e não que puna mais. Em nenhum lugar do mundo houve experiência positiva de adolescentes e adultos juntos no mesmo sistema penal. Fazer isso não diminuirá a violência. Nosso sistema penal como está não melhora as pessoas. O problema não esta só na lei, mas na capacidade para aplicá-la.

Sou contra porque a possibilidade de sobrevivência e transformação destes adolescentes está na correta aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Lá estão previstas seis medidas diferentes para a responsabilização de adolescentes que violaram a lei. Para fazer bom uso do ECA é necessário dinheiro, competência e vontade.

Sou contra toda e qualquer forma de impunidade. Quem fere a lei deve ser responsabilizado. Mas
reduzir a idade penal é ineficiente para atacar o problema. Problemas complexos não serão superados de modo simplório e imediatista. Precisamos de inteligência, orçamento e, sobretudo, de um projeto ético e político de sociedade que valorize a vida em todas as suas formas. Nossos jovens não precisam ir para a cadeia, Precisam sair do caminho que os leva ate lá. A decisão agora é nossa: se queremos construir um país com mais prisões ou com mais parques e escolas.

Conectivos

Dentro de uma mesma frase é possível colocar mais de uma ideia, como falamos anteriormente. No entanto, além de fazer sentido, essas ideias precisam estar conectadas entre si. As palavras que fazem essa conexão são chamadas de conectivos.

Você não diz:

Amo Maria porque é boa pessoa um pouco bagunceira.

Você diz:

Amo Maria porque é boa pessoa, mesmo sendo um pouco bagunceira.

A frase passa a fazer sentido!

Conectivos mais usados:
- e / aliás / até / além disso
- mas / porém / no entanto /
- porque / já que / devido
- como / menos (ou mais) que / melhor (ou pior) que
- isto é / ou seja / por exemplo
- quando / enquanto / a partir de
- logo / assim / portanto

Fique ligado: você viu exemplos de alguns conectivos. Mas você pode aumentar a sua lista se ficar atendo aos conectivos utilizados pelos autores dos textos que estiver lendo.

GUIA DE ANÁLISE DO ARTIGO DE OPINIÃO

Texto comentado:
Alunos revisores:

1. A introdução do texto apresenta a questão que será abordada?
Sim ( ) Não ( ) Sim, mas tem de melhorar ( )

Contribuição dos revisores:
2. Apresenta uma tese, ideia ou posição do autor?
Sim ( ) Não ( ) Sim, mas tem de melhorar ( )

Contribuição dos revisores:
3. Apresenta as opiniões de pessoas que pensam diferente do autor?
Sim ( ) Não ( ) Sim, mas tem de melhorar ( )

Contribuição dos revisores:
4. Apresenta argumentos de autoridades? (declarações de especialistas etc.).
Sim ( ) Não ( ) Sim, mas tem de melhorar ( )

Contribuição dos revisores:
5. Apresenta argumentos que citam exemplos? (relata um fato ocorrido).
Sim ( ) Não ( ) Sim, mas tem de melhorar ( )

Contribuição dos revisores:
6. Apresenta informações incontestáveis? (dados estatísticos, fatos históricos etc.).
Sim ( ) Não ( ) Sim, mas tem de melhorar ( )

Contribuição dos revisores:
7. Apresenta argumentos referentes a princípios ou crença pessoal? (valores éticos ou morais).
Sim ( ) Não ( ) Sim, mas tem de melhorar ( )

Contribuição dos revisores:
8. Apresenta argumentos de causa e consequência? (afirma que um fato ocorre em decorrência do outro).
Sim ( ) Não ( ) Sim, mas tem de melhorar ( )

Contribuição dos revisores:
9. Apresenta uma conclusão que reforça a tese?
Sim ( ) Não ( ) Sim, mas tem de melhorar ( )




APRIMORANDO FRASES
Veja estas quatro frases:

O dia está lindo. Parou de chover.
Você está sorrindo. O cachorro mordeu a minha mão.

Cada uma dessas frases é uma ideia completa. Ela fica bem sozinha, mas é possível conectá-las, e ficam melhor ainda:

O dia está lindo porque parou de chover.
O dia está lindo e você está sorrindo.
O dia está lindo porque parou de chover e você está sorrindo.

Vejamos agora:
O dia está lindo porque o cachorro mordeu a minha mão.

Não faz sentido!

Conclusão: dentro de uma mesma frase é possível colocar mais de uma ideia, mas as ideias que se juntam têm de casar perfeitamente.

Exercício - Complete estas frases, agregando uma nova ideia:
a) Muitas pessoas que vivem em grandes cidades sonham com a vida no campo porque...

b) O jornal pode ser um excelente meio de conscientização das pessoas, a não ser que...

c) Algumas pessoas propõem a pena de morte para conter a violência; outras, porém...

d) Devemos lutar para a preservação do meio ambiente, pois...

e) O lazer é necessário ao homem, no entanto...







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