sábado, 12 de fevereiro de 2011

*> (21) Modernismo no Brasil

Modernismo

1- Antecedentes

1912- Oswld de Andrade viaja para Europa e trava contato com o Futurismo de Marinette, divulgando depois no Brasil aquele movimento inovador.
1913- Lasar Segall efetua, em São Paulo sua primeira exposição de pintura.
1914- Primeira exposição de Anita Malfatti.
1915- Ronald de Carvalho participa da fundação da Revista “Orfeu” início do Modernismo português.
1917- São publicadas várias obras com tímidas tentativas de renovação: Há uma gota de sangue em cada Poema- Mário de Andrade/ Juca Mulato –Menotti del Picchia/ Moíses–Menotti del Picchia/ A cinza das Horas – Manuel Bandeira/ Nós – Guilherme de Almeida
1917- Anita Malfatti faz em São Paulo, outra exposição de pintura, recebendo violenta critica de Monteiro Lobato”Paranóia ou Mistificação?”, artigo publicado no Jornal “O estado de São Paulo”
1920 – Victor Brecheret, elogiado escultor do “Monumento às Bandeiras” -Ibirapuera – junta-se ao grupo de intelectuais jovens de São Paulo.

2- A Semana de Arte Moderna

Influências: Futurismo/ Dadaísmo/ Surrealismo e Cubismo
Idealizador: Di Cavalcante
Principal Patrocinador: Paulo Prado
Realizada no Teatro Municipal de São Paulo, em 1922
Programação: 13 de fevereiro – festival de pintura de escultura
15 de fevereiro – festival de literatura e poesia
17 de fevereiro – festival de música
Em cada sessão houve palestras, declamações e musicais, além da exposição de artes plásticas.
Graça Aranha( o único da velha geração entre os moços e pertencente à Academia Brasileira de Letras) abre a primeira noite com a conferência “A emoção estética na arte moderna”
A segunda noite ( a mais importante) contou com a palestra de Menotti del Picchia e apresentação de prosa e poesia moderna em meio a ruidoso comportamento do público, escandalizado sobretudo quando Ronald de Carvalho declamou “Os Sapos”, poema de Manuel Bandeira ridicularizando o Paranasianismo.

3- Participantes da Semana

Na literatura: Graça Aranha/ Oswald de Andrade/Mário de Andrade/ Menotti del Picchia/ Ronald de Carvalho/ Guilherme de Alemeida/ Plínio Salgado/ Sérgio Milliet/ Renato Alemeida/ Agenor Barbosa e outros
Nas Artes Plástica: Di Cavalcanti/ Anita Malfatti/ Tarsila do Amaral/ Victor Brecheret/ John Graz e outros
Na Música: Heitor Villa-lobos/ Guiomar Novais/ Ernâni Braga e outros

4- Consequências da Semana de Arte Moderna

Grupos que surgiram com orientações diversas, numa ânsia de novidade e renovação
Pau-Brasil – 1924 – Oswald de Andrade/ Tarsila do Amaral e Paulo Prado
Verdamarelismo – 1924 – Menotti de Picchia/ Cassiano Ricardo/ Plínio Salgado e outros
Regionalismo – 1926 – Gilberto Freire e outros(Recife)
Anta – 1926 – Cassiano Ricardo e outros
Antropofagia – 1928 – Oswald de Andrade/ Tarsila do Amaral/Raul Bopp/ Alcântara Machado e outros

Revistas
- Klaxon – (SP) - a principal com nove números de 1922 a1923
- Estética – (RJ) – lançada por Prudente de Morais (neto), e Sérgio Buarque de Holanda, com três números de 1924 a 1925
- Festa – (RJ) – hesitante entre as novas liberdades formais e a tradição simbolista, com Tarso da Silveira e, depois, também Cecília Meirelles e Murilo Mendes, constituindo o grupo espiritualista.
- Terra Roxa e outras Terras – (SP)
- Revista da Antropofagia – (SP)
- Movimento - (RJ) - o grupo dinamista de Graça Aranha
- Revista – (BH) – Carlos Drumond de Andrade e outros (1925)
- Verde – Cataguazes - (MG)
- Madrugada – (RS)
- Arco e Flexa – (BA)

Um comentário:

  1. Aqui é o começo de uma ruptura nas artes com o passado próximo. Jovens escritores,pintores,escultores com ideias inovadoras rompem com as convenções artísticas vigentes e mostram novas concepções de arte. É o início de um novo estilo que vai ser inaugurado em 22 e que vai dar o que falar. Bom começo.

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