domingo, 22 de maio de 2011

Realismo/Naturalismo no Brasil (1881/1893)

Realismo/Naturalismo no Brasil (1881/1893)
O Realismo/Naturalismo brasileiro apresenta basicamente as mesmas características da literatura europeia da época, com algumas variações locais.
Iniciou-se no Brasil com a publicação do romance O mulato, de Aluísio Azevedo,e do romance realista Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, ambos publicados em 1881. São romances urbanos, ou seja, que têm como cenário a cidade grande. Segue também a tendência regionalista já estudada no romantismo, mas sem a idealização dos personagens, ao contrário com uma dose marcante de objetividade. Destacam-se na tendência regionalista os ficcionistas Domingos Olímpio e Manuel de Oliveira Paiva.
Merece destaque ainda a prosa de Raul Pompéia, escritor que ficou famoso por um único romance – O Ateneu – e cujo estilo é chamado de impressionista. Essa classificação deve-se ao fato de a narrativa construir-se de uma sequência de impressões e recordações do narrador, com um aprofundamento psicológico eu fugia à objetividade procurada pela literatura da época. Este romance foi publicado em 1888, já esboça uma reação ao Naturalismo.

Principais Autores e Obras
Machado de Assis (1839/1908)
Nasceu no morro do Livramento no Rio de Janeiro

Obras

Poesia – Crisálidas (1864)/ Falenas(1870)/ Americanas(1875)

Prosa:
Contos – Contos fluminenses(1870)/ Histórias da meia-noite(1873)/ Papéis avulsos(1882)/Histórias sem datas(1884)/ Relíquias da casa velha(1906)
Romances – conforme a crítica já consagrou, distinguem-se duas fases nos romances de Machado.
1ª fase- romances românticos: Ressurreição(1872)/A mão e a Luva(1874)/ Helena(1876)/ Iaiá Garcia(1878)
2ª fase – romances realistas: Memórias Póstumas de Brás Cubas(1881)/ Quincas Borba(1891)/ Dom Casmurro(1889)/Esaú e Jacó(1904)/ Memorial de Aires(1908)
Escreveu ainda peças de Teatro.

Carcterísticas gerais da obra machadiana

Personagens – busca inspiração nas ações rotineiras do homem. Penetra na consciência das personagens para sondar-lhes o funcionamento, mostra-nos, de maneira impiedosa e aguda, a vaidade, a futilidade, a hipocrisia, a ambição, a inveja, a inclinação ao adultério.Escolhe suas personagens entre a burguesia que vive de acordo com o convencionalismo da época, Machado desmascara o jogo das relações sociais, enfatizando o contraste entre essência(o que as personagens são) e aparência (o que as personagens demonstram ser). O sucesso financeiro e social é, quase sempre, o objetivo último dessas personagens.

Processo narrativo- preocupa-se mais com a análise da personagens do que com a ação. Por isso, em sua narrativas pouca coisa acontece: há poucos fatos em suas histórias, e todos são ligados entre si por reflexões profundas. Há conversa com o leitor e a análise que o autor faz da própria narrativa.

Visão do mundo – humor –vida criticar o ser humanoe suas fraquezas, ora demonstra compaixão pelo homem. No primeiro caso o humor revela-se através da ironia; no segundo, faz o leitor refletir sobre a condição humana. Pessimismo - o homem deforma-se por causa de um sitema social que o leva a tornar-se hipócrita para ser aceito pela opinião pública. Compara a vida com uma peça de teatro onde todos estamos representanto um papel.O tédio e a dor são grandes inimigos da felicidade. Todo ser humano tem que viver uma vida que não escolheu e cujo destino lhe escapa. As causas nobres sempre ocultam interesses impuros.
Seu pessismo, no entanto, não é angustiado nem desesperador. Tende para a ironia e propõe a aceitação do prazer relativo que a vida pode oferecer, já eu a felicidade absoluta e inatingível.
Visão da Natureza como mãe e inimiga – a natureza considerada aqui todas as forças que estabelecem e conservam a ordem do universo é ao mesmo tempo mãe e inimiga do homem. Mãe porque criou o ser huamno; inimiga porque mantém-se impassível diante do sofrimento, que só terá fim com a morte. Teoria do Humanitismo – trata-se de uma teoria formulada pela personagem Quincas Borba, que aparece em dois romances de Machado.


Aluísio Azevedo(1857/1913) Nasceu em São Luís, Capital do Maranhão.

Obra

Romances românticos – Uma lágrima de mulher(1879)/ Memórias de um condenado(ou A condessa de Vésper)(1882)/ Mistério da Tijuca(ou Girândola de Amores)(1882)/ Filomena Borges(1884)/ A mortalha de Alzira(1894)

Romances naturalista – O Mulato (1881)/ Casa de pensão(1884)/ O homem(1877)/ O cortiço(1890)/ O coruja(1890)
Aluísio Azevedo pretendeu interpretar a realidade de uma camada social marginalizada, em franco processo de degradação, quer pela força da pressão social, quer pelo determinismo – teoria que o autor considera válida.

Raul Pompéia (1863/1895) – Nasceu em Angra dos Reis .Suicidou-se na noite de natal de 1895.

Obra
Prosa – O Ateneu(1888) romance – Canções sem metro(1900) crônicas, poemas em prosa, divagações poéticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário